O Autor de Uma Nova História
- Pr. Rogério Cavelho

- 29 de fev. de 2024
- 8 min de leitura

Todo encontro com Jesus é um encontro transformador!
Leia o texto de João 4.1-26.
A história desse texto, creio eu, seja conhecida pela grande maioria das pessoas. Ela nos apresenta mais um encontro de Jesus com uma pessoa que seria radicalmente transformada a partir daquele encontro.
Assim continua sendo hoje, todo encontro com Jesus é um encontro transformador. Ao menos deveria ser!
Mas o que pode acontecer é que não estejamos prontos ou atentos o suficiente para tirarmos desse encontro tudo aquilo que ele pode oferecer.
Eu quero te convidar a olhar comigo para o encontro dessa mulher do texto que lemos. Uma mulher simples, que carregava as marcas de suas escolhas erradas e que teve a alegria de ser alvo do amor, do perdão e da Graça que somente Jesus pode conceder.
Naquele dia algo diferente aconteceu, o lugar do poço não estava vazio, mas Jesus estava sentado ali pronto para escrever na vida daquela mulher uma nova história.
Creia Jesus pode fazer da sua vida uma nova história, não importa onde nem como você se encontre hoje.
1. O CAMINHO ESCOLHIDO POR JESUS
João 4.4-7a
Era-lhe necessário passar por Samaria. Assim, chegou a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia. Nisso veio uma mulher samaritana tirar água...
O texto afirma que era necessário Jesus passar por Samaria.
Essa necessidade não seria outra senão se encontrar com essa mulher. Haviam três estradas que ligavam o sul ao norte, Judéia à Galiléia, os judeus não escolhiam aquela que passava por Samaria pois esses eram inimigos dos judeus.
Os samaritanos eram desprezados pelos judeus pois eram tidos como um povo de segunda categoria, um povo de raça misturada, adeptos de uma religião corrompida e tudo isso era verdade.
Mas é aquele caminho que Jesus escolhe. Uma nova história tem início em um encontro com Jesus.
Jesus é assim, Ele vai ao encontro daquele que para o mundo muitas vezes não tem mais valor, aquele que todo mundo já desistiu.
E naquele lugar Jesus vai encontrar essa mulher, uma mulher pecadora e de passado duvidoso que, por isso, escolhe buscar água ao meio dia. Um horário onde ninguém estaria lá, pois o horário para essa tarefa era as primeiras horas da manhã pelo calor daquele lugar. Mas ela não queria encontrar ninguém, apenas encher seu cântaro e voltar para casa. Para mais um dia lidando com sua vida e com seus problemas.
Mas essa não era a vontade de Jesus para aquela mulher naquele dia. Jesus estava sentado ali, cansado daquela viagem em sua humanidade mas pronto para fazer daquele encontro uma nova história.
2. MAIS QUE UM PEDIDO, UMA PONTE.
João 4.7-9
Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: "Dê-me um pouco de água". ( Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. ) A mulher samaritana lhe perguntou: "Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber? " ( Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos. )
Jesus agora faz aquela mulher um pedido, pede um pouco d’água.
O que Jesus estava fazendo aqui não era simplesmente um pedido. Ele estava derrubando um muro e construindo uma ponte que o levaria ao coração daquela mulher.
Essa sempre foi e sempre será a estratégia que Jesus usa para abrir uma porta fundamental para que uma nova história possa ser vivida
Ela mostra o quanto aquele pedido a surpreendeu. Como pode um homem ainda judeu pedindo algo a mim mulher e samaritana? Jesus, sim, poderia estar com sede, pois era humano e estava cansado da viagem.
Mas o que Ele estava buscando era uma aproximação. Esse ato de Jesus deve chamar nossa atenção, Seu objetivo era chamar a atenção daquela mulher, Ela precisava olhar pra Ele.
Jesus precisava abrir a porta do coração e isso começa quando Ele chama nossa atenção. Jesus chama nossa atenção ainda hoje, Ele usa pessoas, circunstâncias, alegrias, tristezas enfim o que for preciso para atrair nossa atenção.
E Ele faz isso para que mudemos nosso foco, para que nosso coração seja alcançado, pois somente Ele pode transformar um coração de pedra em um coração de carne.
E quando nossa atenção se volta para ele e nosso coração se abre podemos esperar algo muito maior e melhor.
3. UMA OFERTA IRRECUSÁVEL DIANTE DE UMA GRANDE NECESSIDADE.
João 4.10-15
Jesus lhe respondeu: "Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva". Disse a mulher: "O senhor não tem com que tirar a água, e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva? Acaso o senhor é maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado? " Jesus respondeu: "Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna". A mulher lhe disse: "Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água".
A resposta de Jesus às perguntas daquela mulher é uma oferta irrecusável, mas a mulher não compreendendo inicialmente a oferta questiona Jesus de como isso seria possível, afinal nem um balde Jesus tinha.
Seria aquele homem maior que Jacó, aquele que centenas de anos antes havia cavado aquele poço?
Assim muitas vezes somos nós quando nos encontramos com Jesus, Ele nos oferece algo inacreditável e nós O limitamos com nossa compreensão reduzida do poder e do agir de Deus. Queremos compreender como, queremos um milagre pequeno, queremos diminuir Jesus ao tamanho de nossa humanidade e limitações. Jesus então lhe faz a oferta!
Eu tenho uma água capaz de matar sua sede definitivamente, e mais colocarei a sua disposição uma fonte dessa água que jamais vai se esgotar. Ela não compreendeu a oferta de Jesus
UMA NOVA HISTÓRIA EXIGE UMA NOVA COMPREENSÃO.
Meus irmãos, já pensou o que era receber essa tal de água que mata a sede pra sempre e essa fonte que tem mais dessa água e jamais se esgota?
João 4.15
A mulher lhe disse: "Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água".
A resposta da mulher não foi diferente daquela que nós também daríamos a Jesus. Somos assim, queremos de Jesus tudo aquilo que pode tornar nossa vida mais fácil, mais leve e mais agradável.
Para aquela mulher não ter que voltar mais àquele poço seria uma libertação extraordinária. Primeiro do esforço físico de carregar água no calor do meio dia.
Segundo poder evitar encontros com aqueles que a acusavam de seu pecado.
E esse era o lugar onde Jesus queria chegar: no coração, no real motivo pelo qual a mulher aceitou aquela oferta sem compreendê-la.
Nos muitas vezes queremos um milagre pra hoje, mas o que Jesus tem para nós é uma nova história a partir da compreensão daquilo que Ele nos oferece.
Jesus nos deu dessa água no dia em que fomos salvos. Essa deve ser a nossa compreensão, o Jesus que nos salvou cuidará de nós para toda a eternidade.
4. UM DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO.
João 4.16-19
Ele lhe disse: "Vá, chame o seu marido e volte". "Não tenho marido", respondeu ela. Disse-lhe Jesus: "Você falou corretamente, dizendo que não tem marido. O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade". Disse a mulher: "Senhor, vejo que é profeta.
Todos nós aqui sabemos que Jesus não estava falando do elemento água, quando lhe faz essa oferta, Ele estava falando da salvação, de uma nova história. Mas seria necessário um confronto para que seus olhos e seu coração fossem abertos.
Jesus jamais nos confronta para que fiquemos prostrados ou que permaneçamos onde estamos, Ele nos confronta para nos erguer, nos colocar de volta no caminho e para o nosso bem, mas para isso precisamos aceitar a repreensão e tomar uma decisão.
UMA NOVA HISTÓRIA EXIGE ARREPENDIMENTO.
Não pode existir salvação e uma nova história sem reconhecimento e arrependimento. Ninguém é salvo até que se reconheça como perdido. Não pode haver uma nova história sem que maus caminhos sejam abandonados.
Jesus não queria expor aquela mulher, o que Ele queria era lhe fazer olhar para sua vida, suas escolhas e chegar então a conclusão do vazio que existia em seu coração.
Nada tem a capacidade de preencher o vazio no coração de todo a não ser Jesus. Mas em mulher dá a Jesus uma resposta verdadeira, mas incompleta quando diz: “não tenho marido”.
Mas Jesus lhe mostra que a conhecia e intimamente. Jesus é esse de quem não podemos esconder nada em nossa vida. Ele nos conhece, Ele sabe sobre nós aquilo que só nos sabemos.
E isso não deve nos trazer medo, mas alegria, pois sabendo quem somos, o quanto falhamos, e mesmo assim Ele nos ama. Ele espera que possamos abrir nosso coração, seja nossa vida quão complicada e indigna possa ser, Jesus tem para nós uma nova história.
5. UMA RELIGIÃO SEM ENTENDIMENTO.
João 4.20-24
Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar". Jesus declarou: "Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém. Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".
Agora após ser confrontado com o lado escuro da sua alma a defesa daquela mulher é a sua religião. Ela mostra que conhecia os ritos daquilo que seu povo acreditava e praticava.
Mas Jesus quer levá-la da religião ao reconhecimento de quem Ele era. Ele vai afirmar que o Pai procura aqueles que O adorem em espírito e em verdade, ou seja com todo seu ser e de todo seu coração.
UMA NOVA HISTÓRIA EXIGE ADORAÇÃO VERDADEIRA.
E Jesus faz uma revelação maravilhosa, quando diz “A hora já chegou”. Antes de Jesus a presença de Deus estava restrita a um lugar, um templo.
Mas, a partir Dele, Deus passa habitar dentro de todo aquele que recebe Jesus o filho, o Salvador como Senhor em sua vida. Seguir uma religião como rito, como formalidade não muda a vida de ninguém. Jesus conhecia a vida, o coração daquela mulher esse era o fato a ser destacado aqui.
Jesus não estava buscando alguém que quisesse continuar escondendo seu pecado e se justificando através de formalidades religiosas. Jesus estava ali para uma revelação. E somente a compreensão dessa revelação da a todos que a recebem a possibilidade de viver uma nova história.
6. UMA REVELAÇÃO TRANSFORMADORA.
João 4.25-26
Disse a mulher: "Eu sei que o Messias ( chamado Cristo ) está para vir. Quando ele vier, explicará tudo para nós". Então Jesus declarou: "Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você".
Estamos chegando ao fim do texto lido, mas não ao fim da história dessa mulher. Ela afirma que sabia que o Messias viria, e que com sua vinda haveria a compreensão daquilo que estava ainda sem resposta.
Antes, Jesus diz a mulher que o tempo havia chegado, mas agora Ele será mais claro.
Creio eu, olhando em seus olhos, é como se Jesus lhe dissesse: EU SOU O MESSIAS!
Uma nova história só será vivida quando Jesus curar a nossa alma. Jesus nos restaura de dentro pra fora
Será que você traz algo em seu coração que precisa ser curado? Jesus quer curar sua alma hoje, para que você seja um instrumento de cura para outras pessoas. Qual a atitude dela diante daquela declaração?
Em todas as falas anteriores ela argumenta, ela devolve uma pergunta mas agora a sua reação é diferente. Não cabia mais perguntas, não era necessário mais nenhum esclarecimento, não adiantava mais nenhum argumento.
Ela entendeu que estava diante do Reis dos Reis e Senhor dos Senhores. Diante disso ela só precisava CRER E AGIR.
João 4.28-29
Então, deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo: "Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo? "
Agora não existia mais a vontade de se esconder, a vergonha do seu passado não mais lhe impedia.
Ela deixa ao lado daquele poço, aquele cântaro pesado, que tantas vezes pesou sobre seus ombros debaixo do sol do meio-dia e corre para proclamar a uma cidade quem havia encontrado.
E esse encontro deu a ela definitivamente a chance de viver uma NOVA HISTÓRIA. Viva você também uma nova história com Jesus.



Comentários